PES – Maio, Mês do Coração

A Escola Básica Conde de Vilalva comemorou o mês do Coração com a realização das seguintes atividades:
– Projeto “Bate Forte? Ou é só Dúvida?” – Realizado em parceria com a Biblioteca Escolar, com sessões de esclarecimento de dúvidas sobre saúde, prevenção das doenças cardiovasculares e sexualidade, dirigidas a todos os alunos interessados, no espaço da biblioteca, dinamizadas pela docente Fátima Ciríaco, ao longo do mês de maio.
– Divulgação do vídeo “Prevenção das Doenças Cardiovasculares”, produzido pelo grupo Médis Saúde, aos Diretores de Turma e docentes de Ciências Naturais do 2º e 3º ciclo, para exploração com os alunos em sala de aula.
– Rastreio de Saúde – Realização de um rastreio de medição de glicémia e colesterol, tensão arterial, estudo ponderal com aconselhamento de um nutricionista e estudo da voz, realizado pela equipa da Saúde Escolar da ULSAC, no âmbito das atividades do Mês do Coração, decorrido no dia 25 de maio e dirigido a todos os docentes e pessoal não docente da Escola.
– Sessão de Prevenção das Doenças Cardiovasculares, realizada em contexto de sala de aula, mediante o interesse dos docentes, dinamizada por um elemento da equipa do PES.
Todas as atividades realizadas tiveram como principais objetivos o aumento da literacia em saúde e a sensibilização da comunidade escolar para a importância da prevenção das doenças cardiovasculares, as quais constituem a primeira causa de morte em Portugal.
A adoção de hábitos de vida saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a prática de exercício físico regular e moderado, a gestão do stress, não fumar nem beber bebidas alcoólicas constituem-se como fundamentais para diminuir a mortalidade e as sequelas eventuais que estas doenças provocam.
Queremos expressar o nosso agradecimento à equipa da Saúde Escolar pela disponibilidade e empenho manifestados, bem como a participação de todos os envolvidos nas atividades.