Visão, Missão e Metas

É na trilogia formada pela Missão, Visão e Valores que está representada a identidade organizacional do AEAG e são definidos os padrões que elevam a qualidade da nossa prática, potenciando a excelência.

 

Nesta incerteza quanto ao futuro, onde se vislumbra uma miríade de novas oportunidades para o desenvolvimento humano, é necessário desenvolver nos alunos competências que lhes permitam questionar os saberes estabelecidos, integrar conhecimentos emergentes, comunicar eficientemente e resolver problemas complexos”[1]

 

VISÃO 

A partir das potencialidades de cada um, o AEAG pretende constituir-se como um pilar educativo estruturante, com forte identidade e reconhecido socialmente.

 O AEAG pretende uma verdadeira escola do século XXI, um espaço educativo de excelência e de abertura, que contribua significativamente para o desenvolvimento de todos: crianças, alunos, docentes, não-docentes, técnicos, famílias, no sentido da transformação individual, da comunidade local, do país e do mundo. Uma escola onde se constroem oportunidades de valorização de cada um, assentes na autonomia, na solidariedade, no desafio, na alegria de conviver e aprender.

 

MISSÃO

Educar/Formar pessoas e cidadãos cada vez mais dotados de melhores qualidades, mais interventivos, de forma a construir uma sociedade mais harmoniosa, justa e democrática.

Mais do que nunca, a escola surge como o local privilegiado para esbater desigualdades económicas e sociais observadas na infância e juventude, pelo que, a missão de qualquer agrupamento será a de prestar um serviço público credível que impulsione as capacidades de cada um para o exercício pleno dos direitos humanos e mobilize todas as gerações para a definição de um projeto de vida saudável e coletivamente responsável. Consequentemente, o direito à educação será consubstancializado na promoção e partilha de valores essenciais como liberdade, cidadania, participação, inclusão, reflexão critica, criatividade, resiliência, responsabilidade, bem-estar emocional e   empatia que suportarão qualquer tomada de decisão.

 

Sendo assim, a Missão principal do Agrupamento de Escolas André de Gouveia deverá assentar nos seguintes princípios:

Para que seja possível cumprir a Missão proposta para este Agrupamento, a atividade educativa tem de seguir um modelo de governação integrada, perspetivando uma abordagem holística da ação dos agentes educativos e assegurar que o modelo ecológico está presente na caracterização das crianças e alunos que frequentam o agrupamento. O próprio Plano 21|23 Escola + propõe, na sua conceção, a existência de três eixos: Ensinar e Aprender; Apoiar as Comunidades Educativas e Conhecer e Avaliar, ou seja, perspetiva a intervenção numa articulação dialógica constante entre discentes, docentes, pessoal não docente, técnicos especializados, família e meio envolvente, cujos processos e resultados são avaliados para que se sustente a tomada de decisão.

 

METAS

O projeto visa atingir as seguintes metas:

[1] Decreto-Lei nº 55/2018, de 6 de julho