Dia Mundial da Alimentação na Escola Básica Conde de Vilalva
No Dia Mundial da Alimentação, a Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou o relatório anual 2024 do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável. A DGS revela que as estimativas preveem que a prevalência de obesidade aumente 52,3 por cento nas mulheres e 77,8 por cento nos homens até 2050, em comparação com 2021.
Os três principais fatores alimentares que contribuem para a perda de anos de vida saudável e para a mortalidade são o baixo consumo de cereais integrais, o elevado consumo de carne vermelha e o elevado consumo de carne processada.
RTP, 2025(1)
Face aos dados apresentados, torna-se urgente a tomada de medidas urgentes por parte de toda a sociedade civil, bem como de todas as estruturas educativas, para que estes valores não se concretizem.
Com este objetivo, a Escola Básica Conde de Vilalva desenvolveu no dia Mundial da Alimentação um conjunto de atividades para a promoção de uma alimentação saudável e equilibrada, bem como o consumo de alimentos locais e da época, mais saudáveis e com menor pegada ecológica.
Em contexto curricular foram desenvolvidas atividades como visualização do vídeo “Somos o que comemos” nas turmas do 6º ano, análise de rótulos de alimentos processados, palestra sobre “Dieta Mediterrânica”, dinamizada pela investigadora Ana Cristina Santos da Universidade de Évora, e atividade física com jogos tradicionais, tendo sido envolvidas todas as turmas de 9º ano do agrupamento e as disciplinas de Ciências Naturais e Educação Física.
No espaço escolar foram ainda desenvolvidas duas atividades:
– Mostra de produtos alimentares biológicos, regionais e da época;
– Distribuição de um pequeno lanche a meio da manhã com sandes saudáveis, espetadas de fruta e fruta da época.
As atividades desenvolvidas resultaram de uma parceria entre as equipas do Projeto de Educação para a Saúde (PES) e do Clube Ciência Viva na Escola (CCVnE) e tiveram o apoio dos elementos da Coordenação da Escola, do PES e do CCVnE, das funcionárias do bar e do refeitório e dos alunos. Obrigada a todos!
A representante do PES-EBCV
Maria de Fátima Ciríaco
(1) RTP (2025, 16 de Outubro). Relatório da DGS. Obesidade deverá aumentar 52% nas mulheres e 78% nos homens até 2050. RTP Notícias. https://www.rtp.pt/noticias/pais/relatorio-da-dgs-obesidade-devera-aumentar-52-nas-mulheres-e-78-nos-homens-ate-2050_n1691642









