Visita ao Norte do País – Curso Profissional de Produção Agropecuária
Nos dias 22, 23 e 24 de abril, os alunos do 2.º Ano do Curso Profissional de Técnico de Produção Agropecuária realizaram uma visita de estudo ao Norte do País, com o objetivo de contactarem com empresas e explorações agropecuárias inseridas num contexto diferente do Alentejo.
Iniciamos a visita pelas Sementes Vivas em Idanha-a-Nova, a única empresa ibérica dedicada exclusivamente à produção e comercialização de sementes biológicas e biodinâmicas certificadas.
Seguiu-se a visita à Quinta da Roêda, no Pinhão, onde se produz Vinho do Porto com uvas de vinhas tradicionais das encostas do Douro. Numa visita guiada, foi possível observar a implantação das vinhas, as castas utilizadas, os lagares de pisa das uvas bem como a história da quinta, que se confunde com a história do Vinho do Porto.
A visita à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima permitiu contactar com instalações e atividades agropecuárias de uma escola/empresa com utilização de tecnologia avançada (robótica), localizada numa das regiões tradicionalmente rica em empresa agropecuárias.
No último dia foram visitadas duas empresas em Vila do Conde, de referência a nível nacional na produção de vegetal e animal. A primeira, Campilegumes – Horticultura, dedica-se à produção em estufas e ao ar livre de hortícolas, raízes e tubérculos e outras culturas temporais, bem como à comercialização dos mesmos produtos. É uma das maiores produtoras de alface do país.
A segunda, “Teixeira do Batel, Lda.”, consolidou a sua posição de maior exploração de vacas leiteiras com robots de ordenha do Sul da Europa, onde se inclui França, Espanha e Itália. A empresa totaliza oito robots de ordenha, o que lhe permite ordenhar os animais de forma contínua, parando apenas uma hora por dia para higienização dos equipamentos. Conta com um efetivo de cerca de 1900 animais, com 800 a 900 vacas em ordenha. A propriedade é um modelo na área da robotização da ordenha e uma das maiores explorações de leite de vaca em Portugal.
Os alunos mostraram-se muito interessados e empenhados, correspondendo às expectativas iniciais. Foi, pois, uma visita muito pedagógica e instrutiva, sendo os objetivos previstos plenamente atingidos.















