Simulacro de incêndio nas escolas do agrupamento André de Gouveia
No dia 1 de março de 2024 dia Internacional da Proteção Civil, realizou-se um teste do Plano de Emergência Interno – Simulacro de incêndio e evacuação da ESAG.
O nosso Agrupamento decidiu comemorar o dia da proteção civil, fazendo um simulacro de incêndio em todas as escolas, para testar o plano de emergência interno e treinar procedimentos com os nossos alunos, professores e funcionários.
Simulacro – escola Conde de Vilalva testa Plano de Emergência Interno
Perante um foco de incêndio na sala de convívio dos alunos da Escola Básica Conde de Vilalva, com seis vítimas (graves/ligeiros), um dos funcionários, que se encontrava nas proximidades deste local, deteta a situação e rapidamente procedeu em conformidade: ativou o Plano de Emergência Interno”.
Este foi o cenário testado, esta manhã, neste estabelecimento de ensino, com 600 alunos, que teve como finalidade treinar a resposta da organização interna de segurança da Escola Básica Conde de Vilalva, de acordo com as exigências da legislação de segurança contra incêndio em edifícios, exercitando as missões e tarefas definidas no Plano de Emergência Interno.
O exercício, que se insere nas atividades previstas no âmbito do Março – Mês da Proteção Civil – visou avaliar o Plano de Emergência Interno; detetar e corrigir eventuais disfunções do Plano de Emergência Interno; testar e rotinar comportamentos dos funcionários docentes e não docentes e dos alunos em situação de emergência; divulgar e aprofundar uma cultura de proteção e segurança junto da Comunidade Escolar; desenvolver procedimentos de planeamento, de coordenação e de conduta de operações que ajudem a melhorar as condições de atuação em situações de emergência e testar a resposta dos meios de socorro e segurança em caso de ocorrência real.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora e vereador da área da Proteção Civil, Alexandre Varela, assistiu ao simulacro realçando, no final do mesmo, a importância deste tipo de “exercício para que cada um saiba o papel que tem de desempenhar operante uma situação real. Neste caso concreto, para além das forças de segurança e de socorro envolvidas, permitam que destaque o comportamento dos alunos que cumpriram cabalmente as instruções dos assistentes operacionais e dos professores.
Vídeo Câmara Municipal de Évora:
https://fb.watch/qxMnneZ0JC/
Mais fotos em:
https://www.facebook.com/EvoraNoticias