Jornadas Técnicas de Inovação: Qualificar para a Agricultura de Precisão
Nos passados dias 23 e 24 de outubro os alunos do Curso Profissional de Produção Agropecuária, acompanhados dos docentes Carlos Ruivo, Madalena Barroso, Conceição Marinho e Luís Seabra, deslocaram-se à “Quinta das Glicínias”- Serviço de Formação Profissional de Évora – Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), para participarem nas Jornadas Técnicas de Inovação: Qualificar para a Agricultura de Precisão.
Na parte da manhã, no dia 23 de outubro, os alunos do 2º PTPA, participaram e assistiram a comunicações e debates sobre os temas: Digitalização do Setor Agrícola, Agricultura Inteligente: A Revolução da Tecnologia da Inteligência Artificial (IA) no Campo e a IA na Gestão e Utilização de Máquinas Agrícolas – Eficiência, Autonomia e Sustentabilidade. No dia 24 de outubro, os alunos dos 1º PTPA e 3º PTPA, participaram e assistiram a comunicações e debates sobre os temas: Utilização de Sensores e Drones na Agricultura e Liderança e Inovação no Setor Agrícola – Visões Estratégicas para a Agricultura. Em todas estas comunicações e debates se realçou a importância da formação de jovens habilitados a aplicar e utilizar estas ferramentas tecnológicas, para o desenvolvimento do setor da Agropecuária e da região do Alentejo.
Na parte da tarde, nos dois dias, os alunos e os professores participaram nas atividades Formação Técnica – Trabalho de Campo. Estas atividades consistiram na apresentação técnica de sistemas de condução assistida GPS/RTK de tratores, para explorar as funcionalidades de monitorização digital e sequência inteligente de operações de forma, a conhecer soluções que aumentem a eficiência, reduzam os custos e promovam uma utilização dos equipamentos e máquinas agrícolas mais sustentável.
Em simultâneo participaram nas demonstrações práticas realizadas pelos diferentes concessionários de tratores e equipamentos munidos de tecnologia avançada.
Foram momentos bastante proveitosos de descobertas e experimentações, tendo contribuído para uma melhor compreensão e aplicação das tecnologias relacionadas com a Agricultura 5.0 que integra tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), robótica e análise de dados, para os transformar em decisões estratégicas em tempo real, para criar um sistema de produção mais eficiente, sustentável e inteligente, visando aumentar a produtividade e a qualidade, ao mesmo tempo em que reduz o impacto ambiental, aprofundando, assim, as temáticas que são desenvolvidas no elenco programático do curso.




