Cursos de Gestão e Técnico de Desporto no Estoril Open

Alunos dos Cursos de Gestão e Técnico de Desporto Vivenciam Experiência Inesquecível no Estoril Open
No passado dia 28 de abril, as turmas do 3.º ano dos cursos profissionais de Técnico de Gestão Desportiva (3.º PTAGD) e de Técnico de Desporto (3.º PTD1 e 3.º PTD2) realizaram uma visita de estudo ao maior torneio de ténis realizado em território nacional – o Estoril Open. Esta atividade pedagógica, integrada no plano anual de atividades, teve como principal objetivo proporcionar aos alunos uma experiência imersiva no contexto organizativo e competitivo de um evento desportivo internacional de elevada notoriedade.
Apesar das limitações causadas pelo denominado “apagão” que afetou a quase totalidade dos serviços em Portugal nesse mesmo dia, a visita decorreu com normalidade e grande proveito educativo graças aos geradores da organização. Os alunos puderam observar de perto a dinâmica organizativa do Estoril Open, desde a logística envolvida na montagem das áreas funcionais, ao planeamento das atividades paralelas, passando ainda pela gestão dos fluxos de público e comunicação institucional — aspetos centrais para a formação de qualquer profissional da área do desporto.
Ao longo do dia, os estudantes tiveram também oportunidade de participar em diversas atividades interativas e lúdicas promovidas no recinto do torneio, reforçando o seu contacto direto com a realidade do desporto profissional e com as estratégias de ativação de marca que frequentemente acompanham eventos desta dimensão.
O ponto alto da visita foi, sem dúvida, a possibilidade de assistirem ao encontro entre o tenista português Pedro Araújo e o italiano Giulio Zeppieri, cabeça de série n.º 7 do torneio. Apesar do esforço e entrega do atleta luso, o jogo terminou com uma vitória clara do italiano por 6-2, 6-2, refletindo a sua superioridade técnica e justificando o seu posicionamento no ranking do torneio.
A experiência revelou-se extremamente enriquecedora, permitindo aos alunos articular os conhecimentos teóricos adquiridos em contexto de sala de aula com uma vivência prática real. Momentos como este reforçam a importância das visitas de estudo no processo formativo, estimulando a motivação e a compreensão da complexidade que envolve o desporto de alto rendimento.