Cientificamente Provável

Ao longo do presente ano letivo os alunos de 10.º e 11.º do Curso de Ciências e Tecnologias, acompanhados pelos seus professores de Biologia e Geologia e Físico-Química, tiveram oportunidade de participar nas palestras e workshops dinamizados pelos investigadores do Laboratório HERCULES da Universidade de Évora.

A Professora Doutora Patrícia Moita abordou o tema das argamassas. O que são, porque se estudam e quais são os principais contributos do seu estudo para diferentes áreas do conhecimento foram alguns dos tópicos abordados.

A Doutora Mathilda Coutinho explorou o tema da investigação científica sobre cerâmica e explicou como recorre às mais recentes tecnologias para estudar estes materiais.

A Doutora Ginevra Coradeschi falou sobre a articulação entre a Arqueologia e a Botânica. O que se comia no século V d.C.? Que madeiras eram usadas no século I a.C.? Como era um grão de bico no século XI? Que uvas eram usadas para produzir vinho numa domus situada na província da Lusitânia no ano 400?

Durante os workshops os alunos tiveram oportunidade de usar algum equipamento científico para identificar os diferentes materiais específicos de cada um dos temas abordados.

Este projeto resulta de uma parceria entre a biblioteca escolar da ESAG e o laboratório HERCULES e visa promover a aproximação entre o ensino secundário e o ensino superior, contribuindo para o enriquecimento dos percursos formativos dos jovens e para o desenvolvimento das suas competências de investigação e de comunicação, proporcionando-lhes o contacto com investigadores e práticas de investigação universitárias, motivando-os para aprofundar os seus conhecimentos e para prosseguir estudos superiores em qualquer uma das inúmeras áreas existentes que podem corresponder aos seus interesses.