À conversa sobre a obra “A Crise da Narração” na biblioteca ESAG

Dia 11 de março estivemos à conversa com a Professora Gilda Encarnação a propósito da sua tradução da obra “A Crise da Narração”, de Byung-Chul Han. O livro é um ensaio filosófico que nos fala de um tempo onde não há tempo para narrar nem paciência para ouvir. Um tempo onde se aceita de forma acrítica o que nos chega através das redes sociais. Um tempo sem tempo para refletir, pensar. Um tempo de medo, onde a espiral da História nos oferece todos os dias acontecimentos que já conhecemos de outros tempos e sabemos as suas consequências. Estamos a perder a essência da narração, um ato centrado na pessoa, onde, se um souber ouvir, o outro se sente “interpelado, escutado e até amado”.
A atualidade do tema tratado pelo autor, e a forma como foi abordado, contribuíram para criar uma comunidade de leitores atentos e interessados. Contámos, ainda, com a presença de alunos da licenciatura em Filosofia, da Universidade de Évora, e alunos e uma docente da Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja.
Neste encontro de estímulo, e de incentivo, ao gosto pela leitura as alunas da ES Diogo de Gouveia, a Beatriz e a Leonor, presentearam o público com dois contos tradicionais, um português e outro de África, e foi um gosto ouvi-las.
Obrigada aos alunos e aos professores presente, e muito obrigada à professora Gilda por, mais uma vez, partilhar connosco a sua paixão pela leitura e pela tradução.