8.º Seminário Ibérico de Investigação em Juventude
Badajoz, 21 de março de 2025
A jovem investigadora Madalena Repolho, aluna da Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, destacou-se no primeiro dia do 8.º Seminário Ibérico de Investigação em Juventude (8SIIJ), que teve lugar no Salón de Grados da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade da Extremadura – Badajoz (Espanha). O encontro reuniu jovens investigadores de Portugal e Espanha em torno do tema “Geração Z: Construindo Valores”.
A aluna Madalena apresentou a comunicação “Comparação de diferentes estímulos musicais (Stereo e 8D) na plasticidade cerebral em um indivíduo saudável”, inserida na mesa temática “Autenticidade, Inclusão e Diversidade”, moderada por Joana Lima, da Universidade de Évora. O trabalho foi desenvolvido ao abrigo de um estágio científico na Universidade de Évora, onde Madalena teve oportunidade de explorar, com orientação especializada dos professores José Parraça e Santos Villafaina, os efeitos neurológicos da música sob diferentes formatos de estímulo.
A sua apresentação, que cruzou conhecimentos de neurociência, música e juventude, captou a atenção da audiência pela originalidade e pela maturidade científica demonstrada. O estudo sublinhou o potencial dos estímulos sonoros 8D na ativação cerebral, destacando possíveis aplicações futuras em contextos terapêuticos ou educativos.
O evento prosseguiu no dia seguinte com várias comunicações sobre participação cívica, inclusão, saúde mental e os desafios laborais da geração Z, encerrando com a gala e entrega dos prémios “Investigador@s en Red”.